domingo, outubro 07, 2007

Ego: estória de uma boa pessoa e boa amiga!


Designa-se por ego o centro da consciência inferior do pensamento, no fundo é a soma total de todos os pensamentos, ideias, sentimentos, lembranças, percepções, uma espécie de parte superficial do individuo que se vai alterando com as vivências \ experiências e que tem como principal função a comprovação da realidade.

Tenho amigas que dizem que eu tenho um ego elevado e que sou convencida e bla bla bla, pois eu acho que não tenho; acho que isto é muito circunstancial e sinceramente depende um bocado dos dias em que estou e como me sinto na altura.
E toda esta explicação para chegar onde? Para chegar a uma pessoa, que conheço muito bem (embora me diga que a conheço por padrões antigos e que as coisas já não estão bem como as “pinto”), e que tem problemas de ego! E problemas porque? Porque não anda a ter a tal comprovação da realidade de forma correcta, ou seja, o seu ego anda a avaliá-la a si e ao que a rodeia de forma errada.
Não somos más pessoas porque não adoramos toda a gente ou não fazemos tudo o que podemos por alguém; não somos maus amigos porque nem sempre temos paciência para tudo e todos, porque também nós temos problemas; não somos mais feios porque somos mais altos ou mais magros (pronto aqui pode depender de gostos); não somos mais ou menos atraentes porque somos mais tímidos, mais extrovertidos, mais calmos ou o que for…
O que importa é que tenhamos um fundo, uma base como pessoas e que acima de tudo sejamos fieis a nós próprios e aos nossos princípios e isso garanto-te que és (mesmo quando não tens razão teimas na tua lol).

De qualquer forma aqui ficam alguns conselhos da Fatimah Musa (uma grande senhora dos comportamentos humanos):
1. escute com mais atenção, principalmente quando os temas em questão vão contra as suas opiniões e valores
2. mostre bondade, sorrir é o acto que mais mostra de si ao exterior
3. evite entrar em argumentações com quem não o sabe fazer com racionalidade
4. perdoe que facilidade e saiba pedir desculpa
5. aprenda a compartilhar os seus sentimentos e pensamentos
6. desenvolva a confiança, pois é a base dos relacionamentos


Cláudia

Sem comentários: