quarta-feira, maio 30, 2007

Pensamento do dia

"Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros" - Tolstoi

(Por acaso hoje até tinha outro tema para debater, mas depois a Mónica ainda me acusa de estar a tornar o blog numa Tertúlia Cor de Rosa versão revolta social, por isso... fica para depois!).

terça-feira, maio 29, 2007

Planeamento familiar.


No programa de hoje "Opinião Pública" da Sic Notícias a temática para hoje foi um estudo da Deco (que hoje já vem referido nos mais variados jornais nacionais e que amanhã será publicado na integra na revista "Exame Saúde") sobre planeamento familiar. O estudo foi efectuado nos seguintes moldes: a Deco pediu a colaboração a jovens, do sexo feminino, entre os 15 e os 20 anos para irem a centros de saúde (dos mais variados locais de Norte a Sul, do Litoral ao Interior) fora do seu local de residência, de forma a manterem o anonimato, marcar consultas de planeamento familiar.

A primeira questão que se coloca prende-se exactamente com a questão do anonimato, quantos de nós sabiamos que por lei os centros de saúde são obrigados a concender estas consultas às pessoas, mesmo que não seja na sua zona de residência? Isto para garantir um maior anonimato e à vontade por parte dos utentes.

A segunda questão prende-se com os resultados do estudo: entre 85 centros (centros de sáude, hospitais e delegações do IPJ) 46 recusaram as consultas, porque as jovens não pertenciam àquela zona (hum... que belo cumprimento da lei) e desses 46 apenas em 12 foram dadas informações de onde as jovens se poderiam dirigir.

De entre os 39 centros que concederam a consulta verificou-se que, em muitos, as consultas eram mal dadas e as respostas evasivas (nomeadamente na explicação de como controlar um preservativo), bem como uma grande falta de meios contraceptivos para distribuir.

Se a tudo isto juntarmos o facto de na maioria dos centros de sáude estas consultas demorarem bastante tempo a ser conseguidas (por ex. no centro de saúde da Cova da Piedade uma consulta de planeamento deve ser marcada e o período de espera médio é de 3 meses), serem consultas com muito pouca privacidade no ponto de vista de espera, de muitas vezes as jovens serem um pouco olhadas à margem pelos profissionais de sáude quando lá se dirigem e de a grande maioria das pessoas não ter 50, 60 ou mais €uros para se deslocar a um médico particular; será de estranhar o número de gravidezes indesejadas? O aumento galopante de contágios em doenças sexualmente transmissíveis? Ou que os próprios jovens se sintam constrangidos a frequentar estas consultas?

Vivemos numa sociedade de informação, mas todos estes indicadores mostram que é uma informação algo subjectiva e muito superficial e daí todos os dias assistirmos às situações que assistimos com recém nascidos.

Para terminar fica uma frase de uma das convidadas do programa, uma senhora cujo nome não retive, mas que é médica e pertence ao Ministério da Saúde e disse algo do género "Também temos de ter em atenção que as jovens que procuram estas consultas já estão conscientes, per si, da necessidade destas, como tal podem esperar". Será de mim ou isto é uma barbaridade daquelas gigantes? Então por serem pessoas conscientes já não precisam de ser atendidas, já não têm dúvidas? Efectivamente com pessoas assim é muito complicado alterar situações...

Hoje não há horóscopo... fica apenas a frase do dia "Quem se gasta em palavras, raramente se gasta em acções" - Gustave Le Bon

Cláudia

segunda-feira, maio 28, 2007

O teu dia...

Carneiro - Tente manter a sua cabeça livre de preocupações; se tiver um relacionamento haverá tendência, durante o dia de hoje, para o romance.
Touro - Seja mais independente, deixe que os outros possam sentir mais a sua falta; sentir-se-á insatisfeito ao ver que os seus esforços não estão a ter o retorno desejado.
Gémeos - Tente conter a sua ira, se não der o braço a torcer não irá encontrar a paz que deseja.
Caranguejo - Seja ponderado antes de julgar um amigo; organize-se melhor para depois não sentir que se esforçou em vão.
Leão - Está na hora de pensar mais em si, tente divertir-se ao longo do dia de hoje.
Virgem - Cuidado com a forma de expressar os seus sentimentos, pois poderá ser mal interpretada e aprenda a controlar os seus nervos.
Balança - Arrisque mais no Amor, pois pode ser que se surpreenda; poderá ter um encontro importante para o seu futuro.
Escorpião - Não dê atenção a quem não o merece, seleccione apenas as pessoas que gostam de si; inicie uma dieta.
Sagitário - Um amigo que já não vê há algum tempo poderá fazer-lhe uma visita inesperada; poderá ter de consultar um médico.
Capricórnio - Abra o seu coração e seja fiel ao que ele lhe transmite, não dê ouvidos a terceiros.
Aquário - Opte por atitudes de compreensão para com os que o rodeiam; em algo que há muito deseja, vai finalmente ser reconhecido.
Peixes - Andará muito ocupado a ajudar um amigo; poderá sentir-se demasiado cansado.

Frase do dia: "Interrogar é ensinar" - Xenofonte

domingo, maio 27, 2007

Talvez sim e não

Talvez...
um grito estridente
uma explicação agressiva
um amontuar de nomes
um sorriso menos simpático
umas palavras rudes
um afastamento
uma mentalização de que 'não preciso de ti e tu de mim'
uns telefonemas a menos
uma indiferença
Faça com que entendas o que se está a passar. Mas não vou arriscar!
Talvez...
acabes por não entender. E quando entenderes (se entenderes) já não vai dar. Não porque tu nao entendeste o que se passou, mas porque estás demasiado magoado com...
um grito estridente
uma explicação agressiva
um amontuar de nomes
um sorriso menos simpático
umas palavras rudes
um afastamento
uma mentalização de que 'não preciso de ti e tu de mim'
uns telefonemas a menos
uma indiferença
Não, definitivamente não vou arriscar!
Mónica

A TAÇA É NOSSA!!!

Apesar de não ter a mesma opinião clubística que eu, concerteza que a Mónica me vai perdoar por dar azo a toda a minha felicidade aqui no blog. Pode parecer rídiculo, mas podem acreditar que um dos melhores momentos deste ano para mim foi a vitória desta taça.
Estou muito e feliz e só me apraz dizer... VIVA O SPORTING!

Aproveito também o momento para agradecer publicamente a uma pessoa, uma pessoa muito diferente de mim, que nem sempre me compreende bem (nem eu a ela), com a qual nem sempre ajo bem, mas que esta semana me ajudou imenso e me aturou tudo e mais alguma coisa (birras, parvoices, baboseiras...), enfim... Obrigado Mónica.

Dicas para hoje

Como o nosso blog é muito eclético, a partir de hoje vamos ter um espaço diário (sempre que seja possível) com o horóscopo do dia e também com um pensamento diário. Aproveitem para se ir cultivando :D

Carneiro - Há atitudes que devem ser mudadas, porque já não se adequam; não será este o momento para começar a mudar?
Touro - Procure exprimir melhor tudo o que sente, porque as pessoas capazes de adivinhar o que lhe vai no coração e na mente são muito poucas.
Gémeos - Ocupe a sua mente com questões pouco usuais por falta de tempo e tente sossegar a sua mente que pode estar algo confusa.
Caranguejo - Deverá ser mais tolerante com a pessoa de quem gosta, aceitando as diferenças entre vós; aprenda a lidar com os problemas de forma mais original.
Leão - Não entre em discussões desnecessárias, sempre que necessário procure um espaço só seu para pensar, verá que voltará bem mais calmo.
Virgem - Aproveite os verdadeiros amigos e partilhe com eles o seu dia; hoje não procure resolver problemas, deixe essa tarefa para amanhã.
Balança - Use bom senso para distinguir situações e cuidado! O alcance dos seus objectivos pode prejudicar pessoas que lhe querem bem.
Escorpião - Uma mudança, que irá ocorrer neste período, deve ser encarada com naturalidade.
Capricórnio - Siga o seu caminho sempre em frente e com convicção! A vida deve ser vivida desta forma e sempre que se sentir em baixo pense em tudo o que já alcançou.
Aquário - Aproveite o Domingo para relaxar e limpar a cabeça de todos os problemas semanais, este é um daqueles dias de "ronha", aproveite!
Peixes - Acredite nas suas capacidades e aproveite para se libertar de todas as "energias negativas" que veio a acumular nas últimas semanas, melhores momentos virão.

Pensamento do dia: "Quem dorme sozinho, tem o coração vazio" - Thepmoli

Cláudia

quinta-feira, maio 24, 2007

Mundo Encantado


Acordei!
O sol que atravessa as imensas janelas do meu quarto faz-me lembrar que hoje te espero.
Levanto-me, sentindo-me tão radiante quanto o sol que entra no meu quarto.
Penteio o meu cabelo castanho. Abro o meu guarda-vestidos. Sei que vais gostar que vista aquele vestido branco.
Desço as imensas escadas do meu palácio. Na mesa, já me espera um imenso banquete que devoro com subtileza. O anúncio da tua chegada dá-me fome!
Subo outra vez para o meu quarto. Hoje quero ficar aqui á tua espera.
Vou á janela. Olho para o relógio.
Será que o teu cavalo branco é ágil para conseguir atravessar o pequeno riacho que nos separa?
Olho-me ao espelho. Imagino-me nos teus braços. Fico cada vez mais ansiosa.
Olho para o relógio. Vou á janela. Não deslumbro a tua silhueta montada num cavalo.
Batem á porta do meu quarto. O coração dispara. Dirijo-me á porta com o sorriso que me acompanhou durante todo o dia. É alguém que me informa que a aula de piano está quase a começar. Hoje não me apetece. Hoje quero ficar aqui, no meu quarto, á tua espera.
Desço as escadas, contrariada. Ouço um “que bonita está hoje”. Agradeço. Sento-me ao piano e começo a tocar. Cada nota que ouço sabe-me a ti. Termino a aula. Continuo ansiosa com a tua chegada.
Vou para o jardim. Imagino como reagirei quando te vir. Talvez entre os abraços possa te dar um beijo…escondido.
Olho para o relógio. São horas de jantar. Volto para dentro do palácio. Sento-me à mesa. Imaginara estar aqui sentada contigo. Como devagar. Talvez venhas a tempo da sobremesa.
Termino a sobremesa. Não quero ficar no salão a ser entretida pelo bobo. Hoje quero-te esperar no quarto.
Vou á janela. Está escuro. E nem o luar que te guia até ao meu palácio é gracioso para me deixar ver-te. Sorrio num nervosismo só. Deves estar mesmo prestes a chegar.
Ajeito o vestido. Penso em trocá-lo por apresentar sinais de um dia inquietante. Não o troco.
Começo a ler um livro. Levanto-me. Ouço uma agitação com cheiro a ti. São as criadas que se recolhem para os quartos.
Sinto-me cansada. Olho para o relógio. Sinto-me vencida por ele.
Dispo o vestido branco. Visto a camisa de dormir. Ainda podes chegar.
Deambulo pelo quarto. Penso em ti. Sou derrubada pelo tempo para a cama.
Fecho os olhos. Cai uma lágrima. Ouço um “Boa noite Princesa”. Sorriu.
Amanhã cá te espero, outra vez.

Não me canso de esperar. Há-de chegar o final feliz.


Mónica

terça-feira, maio 22, 2007

Let me love You


Apesar de antiga...e já não fazer parte daquilo que ouço com regularidade no dia-a-dia, continuo a adorá-la. E embora tenha passado meses a ouvi-la, e toda a gente me dizer que ia enjoar da musica...a verdade é que...não enjoei.
A musica remete-me para momentos, para pessoas, para espaços, para cheiros. Sinceramente...não sei se esta remete para um bom momento ou mau. Talvez um misto dos dois. Gosto daquilo que sinto quando a ouço. Talvez seja daquelas pessoas que gosta de sentir a nostalgia. Talvez!

Mónica

Poesia

Todos os que me conhecem sabem que não sou dadas a sentimentalismos, nem a poesia, até porque nunca consigo absorver o verdadeiro espirito da coisa, no entanto andava aqui pela Internet a passar o tempo e encontrei um site de poesia amadora e gostei bastante do poema que a seguir transcrevo, a autora é uma tal Sra. Rosa.

"A tua falta"

Vivemos vidas separadas,
Vidas imensamente distanciadas,
Será que sentes a minha dor,
Será que sentes o meu amor.

Vejo-te em todos os lugares,
Sinto-me viajar contigo,
Sinto o teu carinho,
Sinto o momento de chegares.

Cada dia que passa,
Sinto mais a tua falta,
Porquê este sentimento,
Se nem sequer te mereço.

Sei que não serás meu,
Foi o destino que escolheu,
Quero que fiques a saber,
Para sempre vais-me ter.

A vida não é só sentimentos,
Mas sim feita de momentos,
Nela sentimos o poder da verdade,
Em duros momentos de saudade.

Cláudia

segunda-feira, maio 21, 2007

Incompreensivel

Não compreendo…
Definitivamente não tenho o dom de perceber o que vai naquelas mentes. Não tenho!
Estarei errada quando luto para ter por perto as pessoas que gosto? É que sinceramente os últimos tempos têm-me demonstrado que sim. Se gostas de mim, se queres a minha amizade…então não faz sentido.
Talvez te falte crescer, uma maturidade que definitivamente não tens. Em tempo julguei-te + crescido…mas o tempo em que estivemos afastados fez de ti uma pessoa que não conhecia.
Agora questiono-me se será tudo tão sincero. Não queria pôr isso em causa. Não queria mesmo. Mas os meus julgamentos assim o obrigam.
Lamento ao 1º obstáculo duvidar daquilo que foram certezas intocáveis para mim. Nunca disse ser perfeita…aí está um grande defeito!
Afinal, começo a acreditar que nem uma amizade forte como a nossa já foi, consegue suportar um afastamento, a nossa mudança, e acima de tudo…uma mágoa.

Espero que no labirinto da incompreensão…não nos acabemos por perder…


Mónica

domingo, maio 20, 2007

Saudade


"Hoje estou pensando em nós... Não sei porquê, de repente, todo o mundo de lembranças acordou dentro de mim. O mais lógico seria esquecer... Seria apagar-te do livro do meu coração. Mas, de repente, comecei a pensar... Não sei o que provocou isso.Talvez tenha sido uma rosa triste que vi morrer no vaso da sala. A toalha ficou cheia de pétalas mortas, desfeitas, como se fosse lagrimas vermelha que a flor chorou... Ou talvez o pôr-do-sol bonito que vi...
Nada restou... Nada... Depois que paramos de ficar. Eu pensei que ia continuar vivendo, como antes de tu entrares em minha vida. Ate sorri, no dia que não te beijei...Mas hoje compreendo que tu ficaste em mim...Ficaste em minha vida. Penetraste com força em meu sangue...
Sinceramente eu não sei mais, qual caminho vou seguir.Estou tentando esquecer-te, mas está difícil. Tu vieste para minha vida como um pouco de brisa vem para a tarde quente de verão...Vieste simplesmente...
Apareceste como um pouco de beleza que eu jamais sonhara ver...
Não quero nada alem de ti. Tu de hoje, de agora, de sempre...
Pensei que amar fosse apenas desejo, contacto de lábios, de corpos, de mãos.Aprendi que o verdadeiro sentimento vem de dentro. Das profundezas da alma. Do fundo do coração.
Estou só... E por isso analiso o que sinto por ti. Analiso esta ansiedade, esta vontade imensa de te ver, de te apertar em meus braços. De sentir tua presença, de ouvir tuas palavras e ver tua alma debruçada nesses olhos que são toda a luz de minha vida.
Retrocedi pelo meu caminho... e pensei estava na hora de recomeçar a viver... Mas senti que não estava só. Havia a sombra da saudade me seguindo...Falando-me de ti... Falando-me de nós... Por isso estou pensando em ti... Nesta noite vazia de beleza... Mas cheia de saudade. Estou pensando em nós... Que fomos algo e hoje não somos nada. Apenas dois estranhos... Dois estranhos separados.
Estou só... E continuarei só. É como se a vida tivesse perdido o sentido, como se o adeus tivesse matado em mim o que eu tinha de mais nobre...De mais belo. A capacidade de amar. Nada restou para mim. Só este conteúdo de saudade. Só esta vontade, imensa de apertar-te em meus braços. Não sou ninguém sem ti. Não tenho ninguém... Estou perdida dentro de mim mesma... E assim ficarei ate tua voltares!"


Saudade...
A saudade foi o que me levou a procurar incessantemente este texto num dos ficheiros de conversação do msn,para meu espanto de 2004. Como o tempo passa! Sempre o adorei. Em tempos até me identifiquei com ele.
E hoje ao rele-lo...senti-me bem! Apesar de ser triste, fez-me relembrar a força que tinha naquele tempo, fez-me relembrar a 'Mónica controladora de sentimentos'. Não pude deixar de sentir saudade. Afinal de contas o tempo passou e aprendi muita coisa com ele. Afinal...mais tarde ou mais cedo somos confrontados com os nossos sentimentos. Não adianta fugir. Mais tarde ou mais cedo somos obrigados a deixar de fingir e fugir.

Saudade...
A saudade que senti ao ler as conversas dexe mesmo ficheiro de conversação. Tudo era tão perfeito nessa altura. Mas incrivelmente eu nao o axava! Nunca conseguimos tar satisfeitos. Queremos sempre mais.
Mas hoje...hoje, a saudade fez-me perceber que nada é para sempre. Nada permanece constante. Não exijo que o comando da vida faça um rewind na minha vida, porque aprendi muito com tudo. Aprendi ainda mais com a saudade.

Hoje...Não vou lamentar os meus problemas. Não vou ficar triste porque as coisas não são o que eram.
Hoje...vou sorrir e aproveitar os dias perfeitos, as pessoas perfeitas, o mundo perfeito (mesmo repleto de saudade).
Hoje...vou manifestar as minhas saudades e o meu desejo de que também vocês crescam com elas...

Mónica (MS)

Velha Infância - Tribalistas



Uma grande música...
Para mim sempre actual.

Cláudia